PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme e IRD planejam monitoramento de açudes via satélite

15 de junho de 2022 - 11:28 # #

SWOT será a primeira missão de altimetria espacial dedicada à hidrologia. (FOTO: Divulgação)

SWOT será a primeira missão de altimetria espacial dedicada à hidrologia. (FOTO: Divulgação)

Pesquisadores (as) da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e  Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) realizaram, entre os dias 30 de maio e 2 de junho deste ano, missão técnica no oeste do Ceará, próximo ao município de Crateús.

O objetivo da atividade de campo foi preparar futuras campanhas de validação para a missão espacial Surface Water Ocean Topography (SWOT,) cujo lançamento está previsto para novembro de 2022.

Na ocasião, foram visitados açudes na região que possam, em breve, receber equipamentos de monitoramento hídrico. O grupo também realizou contato com as comunidades locais, que estarão envolvidas no monitoramento dos pontos de medição.

Mais sobre o SWOT

Um total de 18 reservatórios de água foram pré-selecionados e serão apresentados ao Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES) durante a próxima conferência SWOT, em Toulouse (França), de 27 a 30 de junho de 2022.

De 29 de agosto a 10 de setembro, outra missão, que inclui participantes do CNES, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais do Brasil (CPRM), da Funceme e do IRD está planejada para equipar os locais.

SWOT será a primeira missão de altimetria espacial dedicada à hidrologia. O objetivo será fazer medições globais da altura e superfície das águas continentais com uma resolução sem precedentes, permitindo o acesso, desde o alto, a rios de 100 m de largura e a lagos de apenas alguns hectares de extensão.