PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Encontro discute programa de Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos no Sertão Central

25 de janeiro de 2023 - 13:15 #

Encontro reuniu gestores do Estado e da AFD (FOTO: SRH/Divulgação)

Encontro reuniu gestores do Estado e da AFD (FOTO: SRH/Divulgação)

Para garantir efetivamente a segurança do abastecimento hídrico do Estado, o Governo do Ceará sancionou a lei nº18.300, de 28 de dezembro de 2022, que autorizou a contratação de financiamento junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no valor de 100 milhões de euros, para a segunda etapa do Projeto Malha D’água, que contempla a construção do Sistema Adutor Sertões de Quixadá – Quixeramobim com 635,7 km de extensão, fornecendo água para quatro sedes municipais e 30 sedes distritais.

Dando seguimento às ações para o empréstimo, a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) recebeu, nesta quarta-feira (25), a Gerente de Água e Saneamento da AFD Paris, Camille Provost, e o Diretor de Projetos da AFD no Brasil, Fernando Pacheco, para apresentação da Agência Francesa e dos projetos já executados. 

Participaram da reunião o secretário nomeado dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna e secretário em exercício dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, a secretária de Planejamento e Gestão, Sandra Machado, a secretária executiva de Planejamento e Orçamento da Seplag, Naiana Corrêa, o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio, além de diretores e técnicos destes órgãos.

O Projeto em discussão é denominado Programa de Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos do Sertão Central do Ceará, que engloba a segunda etapa do Projeto Malha D’água.

Sobre

O empréstimo de 100 milhões de euros, terá uma contrapartida estadual de 25 milhões de euros. O objetivo da obra é ampliar a segurança hídrica na Bacia do Rio Banabuiú, localizada no Sertão Central, através da oferta de água de elevado padrão de qualidade e do fortalecimento do sistema de gestão de recursos hídricos, articulando as escalas local e regional. O Sistema Malha D’ água Sertões de Quixadá – Quixeramobim, terá 635,7 km de extensão, contando com o sistema adutor principal e os ramais adutores.

Além da implantação do Sistema Adutor, serão instalados sistemas rurais de captação e armazenamento de água, de produção e de reuso de água para fins produtivos, familiares ou comunitário e investimentos locais em conservação da água/solo, Sistema Municipal de gestão de recursos hídricos locais, articulado com o sistema de gestão estadual, com planos de gestão nas bacias contempladas com ramais do Malha D’Água e implementado um Sistema de Inteligência Territorial visando favorecer a consolidação de dados ao nível local e regional, assim como a realização de estudos necessários nestas escalas.