PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme, Labomar e INPE participam do Projeto Ilhas Oceânicas

17 de outubro de 2014 - 17:04

Marinha do Brasil e Observatório Nacional do RJ são parceiros na iniciativa que compartilhará dados meteorológicos para a comunidade científica

As atividades de cooperação técnico-científica entre Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no âmbito do “Projeto Ilhas Oceânicas” foram iniciadas em setembro deste ano, quando o técnico Humberto Barbosa, da Funceme, esteve embarcado no navio patrulha Macaé, entre os dias 16 e 24, para fazer a manutenção da estação meteorológica da Ilha de Trindade.

Humberto ficou responsável pela desmontagem e recolhimento do marégrafo daquela estação, que posteriormente foi entregue ao INPE, que fará o restante da manutenção necessária ao equipamento. Como os dados gerados pela estação da Ilha de Trindade chegam a cada hora ao continente, via internet, esta parceria possibilitará às instituições envolvidas, em breve, o acesso às informações, disponibilizando-as para a comunidade científica eusuários em geral.

Programas

Atualmente, o projeto é financiado pelo CNPQ e conta com a parceria dos programas Protrindade e Proarquipélago, da Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), da Marinha do Brasil. Observatório Nacional do Rio de Janeiro também está envolvido na iniciativa.

A expedição Protrindade VI/2014, da qual Humberto Barbosa participou navegou por 1450 milhas náuticas, tendo permanecido na Ilha de Trindade por 72 horas. As atividades desenvolvidas no navio patrulha Macaé também foram relacionadas ao projeto “Contribuição dos Efeitos Atmosféricos e Geofísicos nas Marés Residuais da Ilha de Trindade e Arquipélago de São Pedro e São Paulo”. Ao fim da expedição, o técnico da Funceme recebeu uma certificação do coordenador embarcado, Rodrigo de Almeida Rosa, Primeiro-Tenente da Marinha.

Fontes: Marinha do Brasil, Labomar e Funceme
17 de setembro de 2014