PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme e Cemaden prorrogam Acordo de Cooperação Técnico-científica

30 de outubro de 2014 - 14:29

Durante ato de assinatura, presidente da Funceme enalteceu importância da previsão climática

No segundo semestre de 2012, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) firmaram um Acordo de Cooperação Técnico-científica (ACT) para desenvolverem conjuntamente atividades e pesquisas no sentido de prever eventos severos como enchentes e secas. No dia 24 de outubro de 2014, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, esteve na sede do Cemaden, em Cachoeira Paulista-SP, para assinar a prorrogação do ACT.

O acordo entre Cemaden e Funceme, visa além do monitoramento e estudo de eventos severos, a troca de informações agronômicas, geológicas, pedológicas e registros históricos de dados meteorológicos e hidrológicos das redes de observação de ambas as instituições.

No ato da assinatura da prorrogação do ACT, Eduardo Sávio Martins fez apresentação sobre previsão climática e os impactos dessa informação nos setores de recursos hídricos e agricultura. “Nossa maior preocupação é sempre aperfeiçoar essa previsão, evitando subjetividades nos dados gerados e aumentando a confiabilidade do produto”, ressalta o presidente da Funceme.

Fonte: Funceme
29 de outubro de 2014