PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Radares meteorológicos cearenses passam por manutenção

4 de novembro de 2014 - 13:59

Equipamentos instalados em Fortaleza e Quixeramobim estão temporariamente sem fornecer dados de precipitação

Os dois equipamentos que compõem a Rede Cearense de Radares – o radar Banda-X, instalado em Fortaleza, e o radar Banda-S, localizado no município de Quixeramobim – passam por manutenção e estão temporariamente sem fornecer dados de precipitação da Região Metropolitana de Fortaleza e de todo o Interior do Estado.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é a responsável pela operação, manutenção e disponibilização dos dados da Rede Cearense de Radares. O órgão informa que o radar Banda-X passa por manutenção programada, que sempre acontece no segundo semestre do ano (período em que as chuvas têm índices mais reduzidos). Foi necessária a substituição de uma peça importada e a expectativa é que ainda na primeira semana de novembro o equipamento passe a funcionar normalmente.

Já o radar de Quixeramobim passa por manutenção corretiva da parte eletrônica. Técnicos da Funceme e da empresa fabricante do equipamento unem esforços para solucionar o problema o mais breve possível. Ainda não há previsão para a retomada do funcionamento do radar Banda-S.

Fonte: Funceme
4 de novembro de 2014