PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Aprovado Plano de Gestão de Seca do Hidrossistema Fogareiro-Quixeramobim

14 de dezembro de 2023 - 13:39 # #

Durante o encontro, também foram escolhidos os membros para compor a Comissão de Renovação do colegiado (FOTO: Cogerh)

Durante o encontro, também foram escolhidos os membros para compor a Comissão de Renovação do colegiado (FOTO: Cogerh)

O Comitê da Sub-Bacia do Rio Banabuiú aprovou, nesta quarta-feira (13), o Plano de Gestão Proativa de Seca do Hidrossistema Fogareiro-Quixeramobim, durante sua 80ª Reunião Ordinária, em Quixeramobim.

O documento visa desenvolver um plano de ações para gestão de recursos hídricos em situação de escassez através da elaboração de metodologias, diretrizes estratégicas e operacionais para aperfeiçoar o planejamento das regiões hidrográficas, articulando três componentes integrados: Alocação de Água, o Plano de Segurança Hídrica e o Plano de Gestão de Secas.

“O Plano foi iniciado em 2022, quando o sistema em questão estava em situação delicada. O Plano traz ações para trabalhar nos estados em que estamos. Hoje, não é de seca, mas no futuro pode ser. Tentamos representar o conjunto de demandas dos setores que utilizam o hidrossistema, ouvindo as comissões gestoras dos açudes”, comentou Daniel Cid, da Funceme, que apresentou o trabalho ao Comitê

O projeto é executado pelo Programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos/Funcap, junto à Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH), Funceme e Secretaria de Recursos Hídricos.