PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Sistema de Recursos Hídricos renova Termo de Cooperação Técnico-Científica com a UFC

30 de abril de 2024 - 12:46

O documento assinado tem por objeto continuar promovendo a mútua cooperação técnico-científica entre as instituições “com vistas ao desenvolvimento de programas, projetos e atividades no campo da pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológicO (FOTO: SRH/Divulgação)

O documento assinado tem por objeto continuar promovendo a mútua cooperação técnico-científica entre as instituições “com vistas ao desenvolvimento de programas, projetos e atividades no campo da pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológicO (FOTO: SRH/Divulgação)

A Secretaria dos Recursos Hídricos, através das suas vinculadas Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) assinou, nesta terça-feira (30), um Termo de Cooperação Técnico-Científica com a Universidade Federal do Ceará (UFC) estabelecendo instrumento formal de relação bilateral entre as instituições na área dos recursos hídricos. A Cagece também participou da assinatura.

Segundo o reitor Custódio Almeida, a parceria de gestores públicos com a universidade é antiga. “Os grandes gestores de hoje são os academicos do passado. Essa parceria reforça a importância da universidade para aprimorar o trabalho de gestão pública. No Ceará estão presente os grandes pensadores de recursos hídricos e a UFC vai continuar sendo ferramenta de trabalho para que as conquistas sejam ainda maiores”.

Para o professor e cientista-chefe, Francisco de Assis de Souza Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA) da UFC, o Sistema de Recursos Hídricos do Ceará é uma “jóia”. “O Ceará, como todos sabem, é referência nacional na parte hídrica. A união dos órgãos públicos com a universidade é sinonimo de desenvolvimento e essa nossa parceria vem trazendo grandes frutos para o Estado”, comemorou

O documento assinado tem por objeto continuar promovendo a mútua cooperação técnico-científica entre as instituições “com vistas ao desenvolvimento de programas, projetos e atividades no campo da pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico. Também visa promover ambiente de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica na área de recursos hídricos, realizando esforços no sentido do planejamento e implantação de um Centro de Águas.

Ainda segundo o termo de colaboração, entidades se comprometem a alocar, dentro de suas possibilidades, recursos humanos e materiais “desde que envolvidos em projetos conjuntos, mediante prévio entendimento e respeitados seus regulamentos”.

Para o secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, o momento é histórico. “O Termo de Cooperação Técnico-Científica formaliza uma parceria que vem sendo de sucesso, o que gera frutos a gente busca sempre continuar. E é isso que vamos fazer, renovar esse termo para que a Universidade e os órgãos estaduais ligados ao Sistema de Recursos Hídricos possam continuam desenvolvendo um trabalho que garante a gestão e a eficiência do trabalho, levando cada vez mais segurança hídrica para a nossa população”.

O Termo de Cooperação Técnico-Científica terá vigência de 60 (sessenta) meses.

Além do reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida, e do secretário da SRH, Robério Monteiro, estiveram presentes na assinatura o presidente da Cogerh, Yuri Castro; presidente da Funceme, Eduardo Sávio; superintendente adjunta da Sohidra, Luciana Brandão; superintendente da Agência Nacional das Águas (ANA), Bruno Rebouças; presidente da Cagece, Neuri Freitas; presidente do Centec, Acrísio Sena; secretário executivo dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues; ex-ministro da Integração, Francisco Teixeira; e o diretor de planejamento da Cogerh, João Lúcio Farias; além de professores da UFC e técnicos estaduais.