PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme vai instalar novas réguas de medição em açudes monitorados

19 de fevereiro de 2016 - 16:39

Equipamentos obtidos em parceria com a Cogerh serão fixados e viagem de campo no fim deste mês

Talvez a única vantagem dos níveis baixos dos açudes é a facilidade para a realização de obras, reparos e serviços. Dessa forma, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) vai utilizar essa facilidade para a instalação de 20 réguas novas de medição de níveis nos reservatórios monitorados pela instituição nas bacias experimental e representativa, no município de Quixeramobim. Os equipamentos foram obtidos em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e a viagem de campo para fixar as réguas está marcada para o dia 29 de fevereiro.

A Funceme desenvolve projetos e mantém atividade de contínuo monitoramento no açude Forquilha (bacia representativa) e no riacho Algodão (bacia experimental). “Fazemos medições de P.H., condutividade elétrica e temperatura, tanto nas águas subterrâneas como nas superficiais dessas bacias”, explica Porfírio Sales Neto, supervisor do Núcleo de Recursos Hídricos da Funceme.  

No início de cada mês, os técnicos da instituição realizam as viagens de campo para monitoramento, checando inclusive níveis de piezômetros e cacimbões. Todo o trabalho é complementado com a observação de dados de sensores automáticos de estações fluviométricas que medem os níveis de água em calhas vertedouras (para medidas de vazão). “Todas essas informações compõem um banco de dados que são compartilhados em nossos projetos nas bacias em estudo e também com a Cogerh”, ressalta Porfirio.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
19 de fevereiro de 2016