PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme inicia nova fase do Zoneamento de áreas susceptíveis a desertificação

26 de setembro de 2011 - 11:35

Estudos serão realizados nas regiões de Irauçuba (Centro Norte) e nos Inhamuns

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) firmou contrato com a empresa Consea para a realização de serviços técnicos relacionados ao Zoneamento Ecológico-Econômico nas áreas susceptíveis à desertificação das regiões de Irauçuba/Centro Norte e Inhamuns, no Estado do Ceará. O contrato, orçado em R$ 369 mil, é atrelado ao convênio da Funceme com o Departamento Nacional de Obras Contra Secas (Denocs) para a execução do zoneamento em duas das principais áreas susceptíveis à desertificação – Irauçuba e Inhamuns – conforme explica a gerente do Departamento de Recursos Hídricos da Funceme, Margareth Benício.

“Esse contrato é com a empresa que vai ajudar na parte de oficinas e outras séries de atividades de apoio logístico. Está previsto para a duração de um ano, com a discussão do plano de trabalho, que depois tem que ser aprovado por outras instituições relacionadas ao meio ambiente, como o Dnocs e o Conpam (Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Ceará)” explica Margareth. Estão previstas a realização de palestras, pesquisas de campo e construção de um banco de dados. De acordo com Margareth, a previsão é para o início das atividades em outubro, mas por conta de entraves burocráticos a data pode ser adiada.

Zoneamento Ecológico-Econômico

O Zoneamento Ecológico-Econômico da região vai servir para analisar as áreas e identificar soluções específicas para uma determinada região. De acordo com Sônia Perdigão, engenheira agrônoma da Funceme, o levantamento das áreas susceptíveis à desertificação foi feito pela Funceme em 1994. Na ocasião, foi constatado que 10% dá área do Ceará já se encontra degradado em processo de desertificação. Com a desertificação, a área se torna improdutiva, o que acaba ocasionando a migração das pessoas. (matéria do Diário do Nordeste Online)