PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme desenvolve aplicativo meteorológico para Smartphones

17 de agosto de 2011 - 15:08

Usuário pode acessar gratuitamente informações como previsão do tempo e imagens de satélite e radar

Ficou mais fácil acessar às informações meteorológicas do Ceará e do Nordeste em tempo real. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) desenvolveu um aplicativo inovador para smartphones Android e iOS. O aplicativo Funceme Tempo já possui as autorizações necessárias e encontra-se disponível para o usuário baixá-lo gratuitamente nos canais App Store da Apple e no Android Market da Google. As atualizações do aplicativo também serão totalmente de graça. Os links para downloads são:

Iphone:

http://itunes.apple.com/us/app/funceme-tempo/id451344274?ls=1&mt=8

Android:

https://market.android.com/details?id=br.com.ceweather.activity&feature=search_resul

O aplicativo Funceme Tempo disponibiliza cinco telas de navegação. As duas primeiras disponibilizam previsões diárias de tempo: para as macrorregiões cearenses e para os 184 municípios do Estado, além de outras cidades do Nordeste. As previsões têm duas atualizações diárias.

Na tela Tempo Agora, o usuário acessa aos dados meteorológicos das 70 Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) instaladas no Estado. São informações como temperatura, pressão, umidade relativa, radiação solar, velocidade e direção do vento e chuva acumulada.

Também há uma tela para o radar meteorológico de Fortaleza, que indica a intensidade das chuvas num raio de 120Km, sendo atualizadas a cada oito minutos. Por fim, toda a região Nordeste é contemplada pela imagem da tela Satélite, que mostra em tempo real a nebulosidade detectada pelo Satélite GOES12/CPTEC.

Versátil e atual

Todos os dados visualizados no aplicativo são supervisionados pelos meteorologistas e técnicos da instituição. Segundo o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, a idéia do Funceme Tempo é facilitar o acesso às informações meteorológicas das áreas contempladas. “Buscamos criar uma ferramenta versátil, atual e democrática, podendo ser acessada gratuitamente por qualquer usuário de smartphone. Também estamos desenvolvendo aplicativo semelhante para os tablets, que estará disponível em breve”, informou.