PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Página da Rede Cearense de Radares recebe mais de 50 mil acessos em 2012

24 de maio de 2012 - 13:36

Usuários visualizam gratuitamente e em tempo real as informações de precipitação no Estado

Em funcionamento desde novembro de 2011, a Rede Cearense de Radares desperta o interesse de milhares de pessoas em busca de informações meteorológicas sobre o Ceará. Nos cinco primeiros meses de 2012, a página www.funceme.br/radar, que permite ao usuário ter acesso gratuito às informações dos dois radares do Estado, foi acessada mais de 50 mil vezes, segundo relatórios do Google Analytics. Os dados mais consumidos pelos usuários são as precipitações em tempo real. Eles são gerados tanto pelo Radar Banda S, instalado no município de Quixeramobim, com alcance para todas as áreas do Ceará e estados vizinhos, como pelo Radar Banda X, instalado na Capital, cobrindo toda a Região Metropolitana.

Os 50 mil acessos foram feitos por mais de 11 mil diferentes usuários. De acordo com Robson Franklin Silva, desenvolvedor de TI da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), estes números poderiam ser ainda maiores se o período chuvoso no Ceará tivesse maior regularidade em 2012. “Observamos que, nos dias de chuva, o número de acessos cresce vertiginosamente. Temos uma média diária de 200 a 300 visualizações, mas no dia 27 de março, quando tivemos a maior chuva no ano na Capital até então, registramos 1.463 acessos”, informa Silva.

Ele lembra que, além das informações sobre a precipitação em tempo real, na página da Rede Cearense de Radares também podem ser gerados boletins pluviométricos de chuva acumulada por bairros ou municípios e até para as áreas de risco de Fortaleza.

Smartphones

Os acessos aos dados dos dois radares cearenses não são exclusivos aos usuários de computadores. A Funceme disponibiliza gratuitamente o aplicativo Funceme Tempo para smartphones iOs ou Android (ver links abaixo). Nele é possível visualizar a página dos radares, além de conferir a  previsão do tempo e imagens de satélite em tempo real.  

Funceme Tempo para iOs
http://itunes.apple.com/us/app/funceme-tempo/id451344274?ls=1&mt=8

Funceme Tempo para Android
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.ceweather.activity&feature=search_result

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto – (85) 8814-4194
24 de maio de 2012