PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

ICID+18 será lançada quarta-feira (17)

16 de junho de 2009 - 00:00

Solenidade contará com a presença do governador Cid Gomes e do ministro do Meio Ambiente Carlos Minc. 

 

A solenidade de lançamento da ICID+18 – Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas – será realizada no próximo dia 17 de junho, às 17 horas, no auditório do Palácio Iracema. O evento contará com a presença do Governador Cid Gomes e do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. A ICID+18 será realizada em Fortaleza, em 2010. O evento, que acontecerá de 16 a 20 de agosto do próximo ano no Centro de Convenções, servirá de  base  para as discussões  da Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, que se realizará em 2012.

 

A iniciativa do Governo do Estado do Ceará e Ministério do Meio Ambiente é organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Coordenação de Combate à Desertificação do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável, Ministério do Meio Ambiente e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e tem o apoio Banco do Nordeste, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial, Embrapa, INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Rede Clima, Ministério da Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Illinois, além de outras Universidades e Centros de Pesquisa.

A ICID +18 abordará os temas “Clima: Variabilidade e Mudanças Climáticas nas Regiões Semi-Áridas”, “Vulnerabilidade e Impactos das Variações Climáticas” e “Processos de Políticas Públicas para Adaptação a Mudanças Climáticas e para o Desenvolvimento Sustentável de Regiões Semiáridas”.

A expectativa é de que pelo menos 2000 participantes, de mais de 50 países participem do evento. De acordo com  Antonio Rocha Magalhães, diretor da ICID+18, “antes do evento principal, serão realizados vários eventos preparatórios, ao longo de 2009 e primeiro semestre de 2010, com vistas a gerar trabalhos e informações de natureza científica e de políticas públicas sobre regiões semiáridas de todo o mundo”.