PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Permanece maior a probabilidade de chuvas acima da média no centro-norte do Estado (2009)

3 de abril de 2009 - 00:00

Reunião meteorológica realizada em Maceió atualizou o prognóstico climático do Nordeste para abril, maio e junho.

Permanece maior a probabilidade (em torno de 40%) de chuvas acima da média histórica na região centro-norte do Ceará, conforme foi observado por meteorologistas de oito estados, durante a Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste do Brasil, que aconteceu entre 23 e 25 de março, em Maceió.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) participou do evento e observou que as condições oceânicas que influenciam na quantidade de precipitações durante a quadra chuvosa devem continuar favorecendo as chuvas no Estado até o fim de maio. A probabilidade de chuvas em torno da média é de 35% e 25% para a categoria abaixo da média.

Durante a reunião, ficou ratificada, para este ano, a maior influência da Zona de Convergência Intertropical (principal sistema causador de chuvas no Ceará entre fevereiro e maio) na parte centro-norte do Estado.

Ondas de Leste

 

No encontro, também foi considerado o aquecimento das águas no Atlântico Sul, que podem favorecer a intensificação de ondas de leste, importantes mecanismos causadores de chuva no setor Leste do Nordeste. “Após a quadra chuvosa, já no mês de junho, existe a possibilidade de esses sistemas causarem chuvas no Ceará, em regiões como litoral leste, jaguaribana e no Apodi”, adiantou José Maria Brabo Alves, meteorologista da Funceme que participou da reunião em Maceió.

A próxima Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste do Brasil está marcada para ocorrer em Recife, neste mês.