PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme gera mapa dos recursos

26 de março de 2009 - 00:00

Utilização de geotecnologias ajuda a Funceme na identificação de 23.036 espelhos d’água no País.

Saber o quantitativo e a localização das barragens brasileiras para monitorar as condições físicas e estabelecer um conjunto de ações visando reduzir a ocorrência de acidentes envolvendo essas estruturas foi o desafio que direcionou o Ministério da Integração Nacional (MI) a fazer um convênio com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para mapear os espelhos d’água do Brasil, motivado pela larga experiência, desta instituição, na execução de trabalhos similares.

O trabalho foi feito com imagens do Satélite Sino-brasileiro de Recursos Terrestres – CBERS-2, ao todo foram utilizadas mais de 1.000 imagens, tendo sido, ao final, selecionadas 922 imagens para compor o primeiro mosaico com imagens CBERS do Brasil.

O mapeamento envolveu dois níveis de informação: espelhos com superfície a partir de 20 hectares, que totalizaram 23.036 em todo o território brasileiro, tendo sido identificados 6.928 espelhos d’água artificiais e 16.108 naturais; e no Nordeste, chegou-se ao detalhe de 5 hectares, totalizando 17.083 espelhos, dentre estes 5.598, só no Estado do Ceará.

O gráfico mostra a distribuição dos tipos (artificial/natural) dos reservatórios de 20 hectares por Região do Brasil. Em destaque aparece o Nordeste, com um grande número de reservatórios.

Atualmente estas informações integram a base de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) da Agência Nacional de Água (ANA), auxiliando na elaboração e atualização do Cadastro Nacional de Barragens (CNB) e nas ações de gestão e gerenciamento dos recursos hídricos do País.

Mapeamento do Ceará concluído

 

A Funceme, com base nos dados das Cartas elaboradas pela SUDENE-DSG-IBGE, já trabalha no processo de inserção dos nomes dos espelhos d’água no mapeamento e repassará para o MI e ANA um software, desenvolvido na própria instituição, que permitirá a cada estado visualizar, atualizar e/ou corrigir os espelhos mapeados.

Este trabalho mostra que é possível inferir que a utilização de geotecnologias de sensoriamento remoto e geoprocessamento pode ser aplicada de forma eficiente na gestão dos recursos hídricos. “Um conhecimento detalhado da disponibilidade hídrica do Brasil, bem como em detalhes de cada estado, vai contribuir em ações governamentais voltadas para a otimização do uso dos recursos hídricos”, comenta Margareth Carvalho, gerente do Departamento de Recusros Hídricos e Meio Ambiente da Funceme.