PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme explica formação de tornado em Jaguaribara

11 de março de 2009 - 00:00

Fenômeno assustou a população do município na tarde do último dia 7.

 

A população do município de Jaguaribara, localizado a 285 km de Fortaleza, ficou assustada, na tarde do último dia 7, quando perceberam a formação de um tornado sobre as águas do Açude Castanhão. O morador Luís Antônio Saldanha de Oliveira fotografou o fenômeno e enviou as imagens para a imprensa local, que entrou em contato com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que, por sua vez, explicou a formação do sistema.

Segundo o meteorologista Namir Mello, as imagens mostram uma típica nuvem funil, que se caracteriza por ser o estágio inicial de um tornado. Nessa intensidade, a nuvem funil não causa danos e dura apenas alguns minutos. A origem deve ter sido uma instabilidade muito localizada, associada a uma nuvem tipo “cumulonimbus”, já que estamos na estação chuvosa.

“No caso de uma nuvem funil tocar ao chão ela passa a ser chamado de tornado. O tornado é um pequeno, porém intenso, redemoinho de vento, formado por um centro de baixa pressão durante tempestades. Quando tocado ao mar ele é chamado de tromba d’água, porém com as mesmas características. Normalmente a sua formação ocorre no final de tarde, horário em que a atmosfera se encontra mais instável, com forte turbulência e presença de nuvens de chuva”, esclareceu Namir.