PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Cresce acesso às informações meteorológicas do Ceará

22 de maio de 2013 - 11:18

Em 30 dias, site da Funceme foi visualizado 478 mil vezes. Previsão do tempo e radares são os mais procurados 

Apesar de 2013 ter índices de chuvas abaixo da média histórica, o interesse da população nas informações meteorológicas do Ceará mostra crescimento. Todos os meses, aumenta o número de acessos ao site da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Entre 20 de abril e 20 de maio, por exemplo, a página foi visualizada 478 mil vezes. Dentre os assuntos mais procurados pelos usuários, estão a previsão do tempo e as imagens dos radares de Quixeramobim e Fortaleza, que mostram as precipitações em tempo real em todo o Estado e na Região Metropolitana da Capital.

Somente a página da Rede Cearense de Radares foi visualizada 134 mil vezes em 30 dias. “Isso mostra que a população está, cada vez mais, sabendo consumir as informações meteorológicas locais. O interessante é que temos visitantes de vários estados brasileiros e até de outros países”, destaca Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme. A instituição disponibiliza dados pluviométricos, previsões de tempo e clima e imagens de satélite e de radares gratuitamente, através do endereço www.funceme.br.

Smartphones

Desde o ano passado, os usuários que possuem smartphones podem ter acesso às informações da Funceme em seus dispositivos. Para isso, basta baixar gratuitamente o aplicativo Funceme Tempo  nos canais App Store da Apple e no Android Market da Google. As atualizações do aplicativo também serão totalmente de graça. 

O aplicativo Funceme Tempo disponibiliza cinco telas de navegação. As duas primeiras disponibilizam previsões diárias de tempo: para as macrorregiões cearenses e para os 184 municípios do Estado, além de outras cidades do Nordeste. As previsões têm duas atualizações por dia.

Na tela Tempo Agora, o usuário acessa aos dados meteorológicos das 70 Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) instaladas no Ceará. São informações como temperatura, pressão, umidade relativa, radiação solar, velocidade e direção do vento e chuva acumulada.

Também há uma tela para a Rede Cearense de Radares, que indica a intensidade das chuvas no Estado e na Região Metropolitana de Fortaleza. Por fim, toda a região Nordeste é contemplada pela imagem da tela Satélite, que mostra em tempo real a nebulosidade detectada pelo Satélite GOES12/CPTEC.

Redes sociais

A Funceme também está presente nas redes sociais. No facebook, quem curte a fanpage Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) recebe boletins de chuva com os maiores registros de precipitação do dia e a previsão do tempo. O mesmo acontece com quem segue a instituição no twitter pelo twitter.com/funceme.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto – (85) 8814-4194
22 de maio de 2013