PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme 48 anos: reconhecimento e dedicação ao desenvolvimento contínuo

 

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) completa 48 anos nesta sexta-feira (18) firmando-se com uma das mais importantes instituições no âmbito da pesquisa e desenvolvimento em Meteorologia, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Tecnologia. Os estudos realizados pela Funceme ao longo da sua história vêm colaborando não somente para o Estado do Ceará, mas também para a região Nordeste, sendo reconhecida até mesmo internacionalmente pelos seus resultados junto à sociedade, comunidade científica e órgãos públicos.

 

Criada em 18 de setembro de 1972 com o nome de Fundação Cearense de Meteorologia e Chuvas Artificiais, o órgão iniciou suas atividades a partir da necessidade de encontrar saídas para as severas secas que assolavam o Ceará. Após 15 anos dedicando-se aos estudos das modificações artificiais do tempo, através das técnicas de nucleação artificial de nuvens e da climatologia do Ceará, foi criada, em 1987, a atual estrutura da Funceme. Na ocasião, foram incorporadas às suas atividades, além da Meteorologia, estudos teóricos e aplicados relativos ao meio ambiente e aos recursos hídricos. Hoje, a Fundação integra a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH).

 

Ao longo da sua história, a Funceme tem alcançado resultados que vão além do estado. Parcerias nacionais e internacionais colaboram para expansão dos estudos do órgão e ainda têm impactos locais.

 

“São 48 anos de muitas lutas e de conquistas. Hoje, temos um papel reconhecido na Política Nacional de Secas e no Sistema Nacional de Clima, neste último, com nossos modelos fazendo parte do conjunto nacional de modelos de clima. Ao nível estadual não é diferente, temos uma atuação reconhecida da instituição no setor de recursos hídricos, meio ambiente e agricultura de sequeiro. Ao mesmo tempo iniciamos uma contribuição importante na agricultura irrigada ao nível dos seus instrumentos de sua gestão e na discussão de uma gestão territorial mais integrada”, lembra o presidente, Eduardo Sávio Rodrigues.

 

Em termos de acordos com outros países, hoje temos parcerias com as universidades de Potsdam, Wageningen, Montpellier e Geórgia. Institutos como o SupAgro Montpellier, Centro de Pesquisa Agrícola Francês para o Desenvolvimento Internacional (Cirad), Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD).

 

“Parcerias que nos tem permitido acesso a recursos e desenvolvimentos que muitos nos auxiliam no cumprimento de nossa missão”, reforça Rodrigues.

 

Reconhecimento

 

A trajetória da Funceme e seus resultados são celebrados nesta sexta com depoimentos de gestores públicos, pesquisadores e afins. Confira:

 

Carlos Prado – Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)

Alexandre Costa – Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Marielle Gosset – Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD)/França

Artur Bruno – Secretaria de Meio Ambiente (Sema)

Maria Ozilea Bezerra – Instituto de Ciências do Mar (Labomar)

Antônio Rocha Magalhães – Universidade de São Paulo (USP)

Julien Burte – Centro Francês de Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento Internacional (Cirad)

Christian Leduc – Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD)/França

Jacques Servain – Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD)/França