PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Categoria: Meio Ambiente

Conhecer os solos é extremamente necessário para o uso adequado deste recurso naturais. Para entender suas características físicas, químicas, biológicas e morfológicas, é preciso tecnologia, ciência e muita mão na massa (ou na terra).

O primeiro fim de semana do mês de novembro deverá apresentar condições para chuvas mais concentradas no Cariri, sul do Sertão Central e Inhamuns e na Ibiapaba, principalmente entre noite e madrugada.

O Ceará já registrou, até este mês de outubro, cerca de 1.000 focos de calor - que indicam a presença de fogo naquela área - por meio de imagens de satélite. Os dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o pico costuma ser em novembro.

Pesquisadores (as) da gerência de Meio Ambiente da Funceme e da empresa Geosolos realizam, nesta semana, uma viagem ao interior do Ceará para correlação entre os profissionais que atuarão no novo levantamento de solos do Estado. Na ocasião, os (as) pesquisadores (as) visitam determinados pontos de municípios cearenses para a identificação das características dos solos […]

O evento será realizado no campus do IFCE de Quixadá, com a iniciativa dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Coreaú e do Banabuiú.

Os docentes do PPGCS/UFC Raul Shiso Toma e Mirian Costa se reuniram com pesquisadores da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad – França) para definir a metodologia atividade a ser realizada no âmbito do projeto Sertões.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) promove, em parceria com órgãos da Tunísia e da França, o webinar gratuito “Degradação da Terra em Regiões Semiáridas” nos dias 30 e 31 de março.

Pesquisadores (as) da área de Solos, que integra a Gerência de Meio Ambiente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), definiram o município de Guaramiranga, no Maciço de Baturité, como o local para retirada do próximo monólito.

A Gerência de Outorga e Fiscalização (Geofi) e a Gerência de Recursos Humanos (Gerhu) da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) promovem nesta semana (de segunda a sexta-feira) um curso de Geoprocessamento aplicado à Gestão de Recursos Hídricos, no auditório Espaço das Águas, na sede da Companhia.

Água tratada e perto das comunidades representa qualidade de vida e prosperidade para os cearenses. Para garantir efetivamente o abastecimento hídrico do Interior do estado, o governador Camilo Santana assinou, na manhã desta sexta-feira (4), a ordem de serviço que autorizou o início do Projeto Malha D’água, estratégia pioneira para o abastecimento de água dos núcleos urbanos do Ceará.