PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Categoria: Meio Ambiente

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) realiza entre os dias 11 e 13 de março uma capacitação em geoprocessamento para técnicos da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA) visando compartilhar, detalhar e atualizar as informações relacionadas ao mapeamento e monitoramento das áreas ocupadas com aquicultura no estado, o qual encontra-se […]

O município de Jaguaribe, localizado na macrorregião Jaguaribana, registrou, na tarde desta terça-feira (31), a maior temperatura do Ceará, considerando a série histórica da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que data de 1981. Até então, o maior pico do Estado havia sido registrado em 8 de outubro do ano passado, em Barro, […]

Pesquisadores (as) da Gerência de Estudo e Meio Ambiente participaram, entre os dias 22 e 25 de agosto, do curso de Confecção de Monólitos de Solo, com o objetivo de aprimorar as técnicas de coletas e preparo já realizados pela equipe.

Representado pela Gerência de Meio Ambiente, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) participa da 10ª edição do Semiárido Show 2023. O evento acontece na sede da Embrapa Semiárido, em Petrolina, entre os dias 1 e 4 de agosto. Este ano, o tema será "Ciência e tecnologia promovendo o desenvolvimento".

Após concluir os trabalhos de campo do levantamento de reconhecimento de média intensidade dos solos da parte do Litoral Oeste do Ceará, pesquisadores da Gerência de Meio Ambiente realizam trabalhos da unificação das legendas no sul do Estado, especificamente no Cariri.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) assina nesta quarta-feira (7), às 11h, o Termo de Compromisso determina a destinação dos resíduos sólidos à Associação de Catadores e Catadoras Raio de Sol.

Pesquisadores (as) da área de Meio Ambiente realizaram, na última semana, a retirada de mais um monólito. Desta vez, a amostra de solo para estudos foi realizada em Guaramiranga.

O último fim de semana do mês de fevereiro deverá apresentar condições para chuvas em todas as macrorregiões.

Conhecer os solos é extremamente necessário para o uso adequado deste recurso naturais. Para entender suas características físicas, químicas, biológicas e morfológicas, é preciso tecnologia, ciência e muita mão na massa (ou na terra).

O primeiro fim de semana do mês de novembro deverá apresentar condições para chuvas mais concentradas no Cariri, sul do Sertão Central e Inhamuns e na Ibiapaba, principalmente entre noite e madrugada.