PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Verão chegou: saiba o que muda no Ceará

21 de dezembro de 2021 - 11:38 # #

Temperaturas seguirão altas (FOTO: Marciel Bezerra)

Temperaturas seguirão altas (FOTO: Marciel Bezerra)

O solstício de verão tem início às 12h59 desta terça-feira (12) no hemisfério sul. A mudança da primavera para a nova estação não traz, de forma expressiva, alterações na temperatura do Ceará, por exemplo, mas marca o período de chuvas mais constantes.

Entre as características da estação estão os dias mais longos, as temperaturas elevadas e, no caso do Ceará, as chuvas mais constantes, principalmente entre janeiro e fevereiro.

“Aqui no Ceará faz calor o ano todo e, nesta época, não há muita variação na temperatura média. Assim, o cearense acaba não percebendo a chegada do verão do ponto de vista do calor. Porém, com o início das chuvas, há uma leve redução na velocidade do ventos e com a umidade mais alta, pode-se sentir um desconforto térmico maior, o popular abafado”, explica a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

Conforme as normais climatológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de dezembro para janeiro, a temperatura máxima média reduz em apenas 0,5ºC, isto é, passando de 31,5°C para 31°C. O município mais quente, entre aqueles monitorados, é Morada Nova que, no próximo mês, tem média de 34,7°C.

Já as chuvas podem ficar mais fortes e constantes. No mês atual, a média é de 31,6 milímetros. Já em janeiro, segundo mês da Pré-Estação, é de 98,7 mm. Em fevereiro, quando começa a Estação Chuvosa, a normal sobre para 118,6 milímetros, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).