PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Centro-norte deverá seguir concentrando principais chuvas do Ceará até quarta-feira (11)

9 de maio de 2022 - 11:36 # # #

No sul, registros deverão ser bem pontuais (FOTO: Marciel Bezerra)

No sul, registros deverão ser bem pontuais (FOTO: Marciel Bezerra)

A 2ª semana do mês de maio deverá seguir com condições mais favoráveis para chuvas isoladas no centro-norte do Estado, que é um cenário semelhante ao indicado e observado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) no último fim de semana.

Entre as 7h de domingo (8) e as 7h desta segunda-feira (9), o balanço parcial indica precipitações em, pelo menos, 77 municípios, sendo a maior parte no centro-norte. Conforme a previsão, entre tarde e noite, são esperados registros, principalmente,  na faixa litorânea, Ibiapaba, Maciço de Baturité, norte da Jaguaribana e norte do Sertão Central e Inhamuns.

Tanto na terça (10) como na quarta-feira (11), a tendência é que as chuvas pontuais sigam se concentrando mais ao norte, próximo ao litoral. Nas macrorregiões do sul do Estado , a expectativa é de precipitações passageiras nos períodos do entre tarde e noite.

As precipitações dos próximos dias deverão ter influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que tende a se aproximar do norte do Nordeste e, com isso, gerar áreas de instabilidade. Nas demais áreas, em geral, as chuvas previstas ocorrerão em virtude de efeitos locais (temperatura, umidade e relevo), e sistema de brisa.