PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Aviso de mau tempo: Ceará pode receber rajadas de vento de até 60 km/h

11 de outubro de 2022 - 10:06 # # #

Um aviso de mau tempo emitido pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CNH) aponta previsão de ventos fortes com rajadas de até 60 km/h. Ele é válido para a área costeira entre Touros (RN), passando pelo Ceará, até São Luís (MA) e deve seguir vigente até o fim da manhã desta quarta-feira (12).

Neste intervalo, a Capitania dos Portos do Ceará costuma recomendar que as embarcações de pequeno porte evitem navegar nestas áreas e que as demais redobre a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, além de equipamentos de rádio e outros itens de segurança.

Alguns fatores influenciam a elevação da intensidade dos ventos neste mês.

“O primeiro e mais importante é o deslocamento do sistema de alta pressão atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao Nordeste do Brasil; e o segundo, é a própria redução da nebulosidade. Nesta época do ano, o Ceará fica no meio do caminho entre a alta pressão do Atlântico Sul e a Zona de Convergência Intertropical, fazendo com que os ventos alísios fiquem mais intensos e constantes”, explica Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.