PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Em missão em Fortaleza, pesquisador da Fapesp discute projetos de segurança hídrica e gestão de secas na Funceme

10 de fevereiro de 2023 - 07:51 # #

Mendiondo destaca o papel da Funceme no cenário nacional e internacional para impulsionar pesquisas (FOTO: ASCOM/Divulgação)

Mendiondo destaca o papel da Funceme no cenário nacional e internacional para impulsionar pesquisas (FOTO: ASCOM/Divulgação)

Discutir novas abordagens de segurança hídrica tem sido papel fundamental da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Além de pesquisas internas, buscar parcerias por meio de projetos internacionais e discussões com pesquisadores/as renomados/as têm sido estratégias adotadas pelo órgão cearense.

Neste âmbito, a Funceme recebeu, no início deste mês, o engenheiro argentino Eduardo Mario Mendiondo. Ele possui mestrado e doutorado na área de recursos hídricos e saneamento ambiental. Além de professor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), atua desenvolvendo pesquisas em órgãos como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

Em Fortaleza, Mendiondo ministrou palestra na sede da Funceme dentro de uma missão financiada pela Fapesp: uma que trata da ocorrência e a prevenção de secas no território nacional brasileiro, outra sobre novas abordagens de segurança hídrica em reservatórios de água doce.

“Ambas temáticas são importantes porque estamos num momento especial e o protagonismo da Funceme, historicamente, no quadro nacional internacional acaba sendo uma parceira estratégica para que esses tipos de projetos tenham um alcance tanto no Nordeste, como em diferentes áreas de governança”, comenta o professor da USP.

Durante sua apresentação, o pesquisador discutiu ainda temas como ‘restauração de paisagens’, ‘gestão de riscos’, entre outros. Ele comenta sobre a importância desses temas dentro da comunidade científica:

Para que a ciência chegue a cada vez mais pessoas, principalmente de forma mais acessível, Mendiondo comenta a popularização científica para professores de escola pública, assim como o papel da educação de forma geral, e finaliza comentando projetos futuros. Ouça:

Confira aqui a apresentação completa.