PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Projeto Sertões: Funceme realiza Diagnóstico Rural Participativo no Vale do Forquilha

12 de setembro de 2023 - 08:31 # # # # #

Diagnóstico Rural Participativo no Vale do Forquilha em Quixeramobim (Foto: Ascom Funceme)

Nas últimas semanas, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), realizou Diagnósticos Rurais Participativos no Vale do Forquilha em Quixeramobim.

Dentro de 24 comunidades do Vale, a fundação e outras entidades municipais e da sociedade civil realizaram diagnósticos rurais através do Projeto Sertões.

A atividade desenvolvida faz parte do cronograma do Projeto que já vem sendo desenvolvido e já se preparava através de reuniões e encontros com colaboradores e parceiros no município de Quixeramobim.

O Diagnóstico Rural Participativo (DRP), consistiu na elaboração de Linhas do Tempo, nas quais a população das comunidades constituíam através de fatos e lembranças a história do território. Além disso, também foi aplicada a matriz Fofa, buscando extrair de forma coletiva e participativa as fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças locais.

 

Sobre o Projeto Sertões

O projeto  trabalha sobre governança local da água, resiliência hídrica e desenvolvimento territorial e busca achar soluções sustentáveis junto à população.

Após uma série de reuniões de preparação para realização do DRP e sua realização, agora o projeto se encaminha para encontros com representantes territoriais e assim construir um plano participativo de ações.

O Sertões é uma parceria do Cirad com a esfera pública estadual e municipal, sociedade civil e movimentos sociais e já está finalizando uma etapa até o final do ano de 2023, quando se deve iniciar uma nova etapa chamada Sertões 2.