PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Com participação da NASA e apoio da Funceme, Fortaleza recebe a Space Week Nordeste 2023

16 de agosto de 2023 - 13:33 # # #

A Space Week Nordeste 2023 é um evento direcionado a todos aqueles interessados em tecnologias e avanços na área de ciência espacial (FOTO: Reprodução)

A Space Week Nordeste 2023 é um evento direcionado a todos aqueles interessados em tecnologias e avanços na área de ciência espacial (FOTO: Reprodução)

Para celebrar as ciências espaciais e despertar na população o interesse pela exploração do espaço, ocorre, até o próximo domingo (20), a Space Week Nordeste 2023, evento que tem como um dos realizadores o Earth Observation Labomar Laboratory (EOLLAB), laboratório vinculado ao Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará (UFC), e apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e outras instituições.

A semana contará com extensa programação, reunindo especialistas e entusiastas do setor na Seara da Ciência da UFC e no Shopping Iguatemi Bosque.

A Space Week Nordeste 2023 também terá a participação da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), que é também uma das realizadoras do evento. A NASA trabalha na Space Week uma oportunidade de fomentar o interesse pela ciência espacial.

Programação

O evento será realizado em dois locais distintos. Na Seara da Ciência da UFC, durante os dias 14 a 18 de agosto, ocorrerão apresentações de trabalhos e minicursos sobre os seguintes temas: algoritmos de aprendizado de máquina e observação da Terra para aplicações terrestres, introdução aos nanossatélites e cubesats, introdução ao foguetemodelismo, “Potências espaciais: uma abordagem de análise”, o espaço e a inovação no ensino de ciências, dados COPERNICUS para sensoriamento remoto oceânico, astrodinâmica, introdução ao processamento de dados e satélites EUMETSAT, avaliação da precisão das mudanças na cobertura e no uso da Terra e sensoriamento remoto de incêndios por satélite.

Já nos dias 19 e 20 de agosto, a programação se estenderá para o Shopping Iguatemi Bosque, onde a feira contará com palestras ministradas por profissionais da NASA e da Associação Brasileira de Minifoguetes.

Entre as atrações estão exposições de drones, robôs quadrúpedes e muitas outras experiências. Além disso, diversas atividades interativas e educativas serão oferecidas para ser atrativo ao público de todas as idades.