PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Previsão indica máximas em torno de 38 ºC e umidade com taxas de atenção

28 de agosto de 2023 - 09:37 # # # #

Calor típico do segundo semestre segue em alta no Ceará (FOTO: Marciel Bezerra)

Calor típico do segundo semestre segue em alta no Ceará (FOTO: Marciel Bezerra)

O Ceará deve manter máximas em torno dos 38 °C em determinadas áreas do Estado até a próxima quarta-feira (30), conforme previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Devido ao tempo estável, os picos de temperatura são esperados nas macrorregiões da Jaguaribana, Cariri e Litoral Norte no período da tarde. Pelo contrário, já no começo das manhãs, mínimas entre 17°C e 19°C em áreas de serra das macrorregiões do sul e noroeste do Estado.

Considerando que quanto maior a temperatura, menor a umidade, as áreas mais quentes poderão ainda apresentar taxas entre 20 e 30%. Lembrando que, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado à população que evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h, e deve-se beber muita água, para a adequada hidratação corporal, principalmente idosos e crianças.

Poucas nuvens

Típico desse período do ano no Ceará, a tendência é de manutenção das condições predominantemente estáveis, ou seja, céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens. Entretanto, ainda há chances de chuva isolada e passageira no Litoral de Fortaleza durante o período da manhã.

Por fim, a Funceme indica que a velocidade máxima do vento deve variar entre 45 km/h e 60 km/h na faixa litorânea e nas regiões de serra.