PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Cariri e Jaguaribana têm condições para maiores picos de temperatura até sexta (15)

13 de dezembro de 2023 - 11:51 # # # # #

Comum nesta época, calor segue firme (FOTO: Marciel Bezerra)

Comum nesta época, calor segue firme (FOTO: Marciel Bezerra)

As macrorregiões do Cariri e Jaguaribana deverão seguir como mais propícias às maiores temperaturas do Ceará até a próxima sexta-feira (15).

A expectativa da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é que os picos – que são comuns nesta época do ano – variem entre 38ºC e 40ºC, principalmente à tarde. Em Fortaleza, máximas de 33°C.

Já quanto à umidade relativa do ar, a Funceme indica que as taxas deverão manter-se em torno dos 20% interior do Estado, enquanto nas regiões do litoral, são esperados valores entre 40 e 60%.

As temperaturas mais altas neste início de dezembro se dão, como fatores principais, pela escassez de chuvas, redução da cobertura de nuvens e, por seguinte, maior insolação.

Além do cenário climatológico comum (redução das precipitações), dentre os motivos que explicam estes valores destacam-se a atuação do evento El Niño no oceano Pacífico Equatorial que, ao alterar a circulação atmosférica, faz com que haja um maior fluxo de ar de cima para baixo (subsidência), colaborando para aumento do calor na superfície.