PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ceará deve seguir com condições para chuvas em todas as regiões até sexta-feira (8)

7 de março de 2024 - 14:29

Precipitações, aidna que isoladas, vêm ocorrendo neste mês de março (FOTO: Marciel Bezerra)

Precipitações, ainda que isoladas, vêm ocorrendo neste mês de março (FOTO: Marciel Bezerra)

O Ceará deve seguir com condições favoráveis a chuvas em todas as regiões até esta sexta-feira (8), pelo menos.

Conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os maiores acumulados são esperados para a faixa litorânea, Maciço de Baturité e o norte da Jaguaribana.

Nas áreas mais ao sul do estado, há chances de precipitações entre a noite desta quinta (7) e a madrugada de sexta-feira.

O motivo das chuvas na porção centro-norte do Ceará está associado à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O principal sistema responsável pelas precipitações durante a quadra chuvosa está localizado em torno de 2°S. Em outras áreas do estado, como no interior, a chuva está ligada a fatores locais, como a atuação do sistema de brisa, temperaturas e umidade elevadas, e interação dos ventos com regiões de serra.

Redução

A princípio para o sábado as chuvas tendem a ficar mais isoladas e com intensidade fraca no interior do Ceará, principalmente durante a tarde e a noite, enquanto para a faixa litorânea, são esperadas chuvas durante a madrugada e a manhã, com intensidade fraca a moderada.