Parceria global entre Funceme, UFC e o Instituto Hassan II une Ceará e Marrocos em prol da ciência e educação
17 de setembro de 2025 - 13:01

O documento prevê ainda o intercâmbio de pesquisadores, estudantes e engenheiros, com estímulo à recepção de profissionais em cada instituição parceira, ao reconhecimento de diplomas e à supervisão de pesquisas voltadas à formação científica de alto nível. (FOTO: Marcos Rodrigo/ICID 2025)
Durante a ICID 2025, realizada em Fortaleza entre os dias 15 e 19 de setembro, no Centro de Eventos, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Recursos Hídricos (Cepas), e o Instituto Agronômico e Veterinário Hassan II (IAV Hassan II), localizado em Madinat Al Irfane, distrito administrativo de Rabat, no Marrocos, celebraram um acordo de cooperação científica e acadêmica.
A parceria formaliza uma colaboração que já soma mais de 15 anos de atividades conjuntas entre pesquisadores brasileiros e marroquinos nas áreas de gestão da água e desenvolvimento de territórios áridos. Projetos como o tripartite Coress’Eau e o ARID, além de intercâmbios de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, ferramentas inovadoras como o aplicativo de avaliação da sustentabilidade OASIS, publicações conjuntas e ações de campo, marcam essa trajetória.
O novo acordo tem como objetivo ampliar e fortalecer iniciativas voltadas para grandes desafios enfrentados por regiões rurais submetidas à aridez, tanto no Magrebe quanto no Nordeste brasileiro. Entre os eixos prioritários estão a gestão dos recursos hídricos, os sistemas alimentares sustentáveis, a resiliência e o desenvolvimento territorial sustentável.
As modalidades de cooperação abrangem três missões principais:
-Pesquisa científica em áreas estratégicas;
-Ensino superior acadêmico e capacitação profissional continuada;
-Expertise e apoio aos gestores de água na agricultura.
O documento prevê ainda o intercâmbio de pesquisadores, estudantes e engenheiros, com estímulo à recepção de profissionais em cada instituição parceira, ao reconhecimento de diplomas e à supervisão de pesquisas voltadas à formação científica de alto nível.
Para o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, o acordo simboliza a consolidação de uma rede de colaboração construída ao longo dos anos:
“Essa é a tradução de uma longa história de olhares cruzados com a África Francofônica e vendo os amigos aqui, prestigiando esse momento, me dá muita alegria. Eu espero que esse acordo de cooperação venha refletir algo que já está acontecendo e que com ele a gente consiga fortalecer o processo de formação, o processo de pesquisa em conjunto, através das nossas redes (…). Esse tipo de acordo pode nos dar os meios para continuar avançando na construção de resiliência territorial.”
O distrito de Madinat Al Irfane, sede do IAV Hassan II, é um polo administrativo e acadêmico em Rabat, capital do Marrocos, e um dos principais centros de pesquisa e ensino em ciências agronômicas e veterinárias do país.
A celebração durante a ICID 2025 reforça o papel da cooperação internacional no enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas e no desenvolvimento de soluções sustentáveis para regiões áridas e semiáridas.