Frente fria provoca instabilidades e deve colaborar para chuvas no sul do Ceará até quarta (22), pelo menos

21 de outubro de 2025 - 10:48 # # #

A partir da quinta-feira (23), a tendência é de redução das instabilidades. (FOTO: DSAT/CPTEC)

A partir da quinta-feira (23), a tendência é de redução das instabilidades. (FOTO: DSAT/CPTEC)

A atuação de uma frente fria sobre a costa leste do Nordeste continua influenciando o tempo no Ceará, especialmente nas macrorregiões do Cariri e do Sertão Central e Inhamuns, que seguem registrando chuvas entre esta terça (21) e quarta-feira (22). De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o sistema frontal tem mantido o céu bastante nublado no centro-sul do estado e favorecido precipitações em diferentes períodos do dia.

Chuvas mais concentradas no sul

Nesta terça-feira (21), as chuvas se concentram nos turnos da manhã e noite nas regiões do Cariri e Sertão Central e Inhamuns. À tarde, o tempo tende a ficar mais estável, exceto no oeste do Sertão Central e Inhamuns, onde ainda há alta possibilidade de chuva isolada. Durante a noite, há também chance de precipitações na porção sul da Jaguaribana, efeito residual da frente fria.

Na quarta-feira (22), o sistema frontal continua atuando, mantendo chuvas na madrugada, manhã e noite no Cariri e Sertão Central e Inhamuns. Nas demais áreas, o tempo deve permanecer estável, com céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens.

Retorno da estabilidade e calor nos próximos dias

A partir da quinta-feira (23), a tendência é de redução das instabilidades. As chuvas devem ocorrer apenas de forma isolada, influenciadas por fatores locais, como relevo e umidade,, principalmente nas primeiras horas do dia. Ao longo da quinta e sexta, o sol predomina e as temperaturas voltam a subir, com máximas entre 35°C e 39°C em regiões do interior.

Em Fortaleza e na Região Metropolitana, o tempo segue sem previsão de chuva significativa nos próximos dias. O céu deve variar entre poucas nuvens e parcialmente nublado, com temperaturas entre 24°C e 33°C.

Umidade baixa e ventos moderados

Durante as tardes, a umidade relativa do ar deve atingir níveis baixos, entre 20% e 30%, nas macrorregiões do Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e Cariri. Já nas áreas serranas e litorâneas, os valores ficam mais elevados, variando entre 30% e 40% e acima de 40%, respectivamente.

Os ventos permanecem moderados, com rajadas de até 60 km/h nas serras da Ibiapaba e do Maciço de Baturité, além da faixa litorânea. A direção varia ao longo do dia, predominando de Sudeste pela manhã e Nordeste à noite, em razão da brisa marítima.