Mais de 20 municípios registram chuvas; previsão é de continuidade

3 de dezembro de 2018 # # #

A previsão do tempo para o início da semana no Ceará indica possibilidade de chuvas leves nas regiões do Estado, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Para esta segunda (3) e terça-feira (4), o céu deve ficar ora encoberto, ora nublado, incluindo eventos de chuvas no Litoral, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Sertão dos Inhamuns. Nas demais regiões, há possibilidade de precipitações. Já na quarta-feira (5), a previsão da Funceme é de possibilidade de chuvas em todas as regiões.

Neste momento, há nuvens sobre o Estado, principalmente na porção sul. Tal cenário está associado à presença, no sul do Nordeste, de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma banda de nebulosidade e precipitação com orientação noroeste-sudeste, indo desde o sul e leste da Amazônia até o sudoeste do Oceano Atlântico Sul.

Balanço de chuvas

Entre sexta (30) e o último sábado, a Funceme registrou precipitações em cerca de 30 municípios, sendo as maiores em Guaraciaba do Norte (105 mm e Fortaleza (84,4 mm). Já do sábado para o domingo (2), balanço parcial indica quantidade semelhante ao dia anterior, sendo a maior em Viçosa do Ceará (59 mm).

Já do domingo para hoje, as maiores aconteceram em Reriutaba (24 mm), Tauá (24 mm) e Missão Velha (15,4 mm). Os dados serão atualizados ao longo do dia. Para acompanhar, basta acessar o site da Funceme ou baixar o aplicativo ‘Calendário de Chuvas’.

Atendimento à Imprensa

Felipe Lima
Contato: (85) 3101.1099 / (85) 9 8727.1557 / (85) 9 8814.4194
E-mail:         comunicacao@funceme.br