PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Pelo 2º dia seguido, Ceará registra chuvas em mais de 90 municípios em 24 horas

7 de dezembro de 2018 - 12:58 # # # #

Municípios do Sertão Central e Inhamuns tiveram mais acumulados (Foto: Sala de Imprensa Todos Pela Água)

Municípios do Sertão Central e Inhamuns tiveram mais acumulados (Foto: Sala de Imprensa Todos Pela Água)

Mais de 90 municípios registraram chuvas no intervalo entre as 7h desta quinta-feira (6) e as 7h desta sexta-feira (7), segundo o balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Até o momento, as maiores precipitações informadas aconteceram em Senador Pompeu (60,9 mm), Quixeramobim (52 mm) e Pedra Branca (40 mm), que são municípios do Sertão Central e Inhamuns. Entre a quarta e ontem – considerando o mesmo intervalo de 7h às 7h -, houve registros de chuvas em mais de 100 municípios. Os dados são parciais e podem ser acompanhados por meio do site da Funceme ou pelo aplicativo Calendário de Chuvas.

Na manhã desta sexta, a Rede de Radares mantida pela Funceme registrou precipitações no Centro-Sul e no Litoral. Ao longo do dia de hoje, a previsão é de continuidade, pois o os sistemas indutores de precipitações – Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) – continuam interagindo e provocando nebulosidade. Ambos os sistemas são comuns neste período.

Para o sábado (8) e o domingo (9), a Funceme indica nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões cearenses, porém, sem distribuição regular e contínua em todos os municípios. Apesar da previsão realizada para hoje e os próximos dois dias, a instituição recomenda o acompanhamento das atualizações por meio do site da Funceme e/ou através dos aplicativos como o Funceme Tempo, disponível gratuitamente para Android e iOS.

Variáveis meteorológicas

Entre a manhã de ontem e a de hoje, as maiores temperaturas máximas absolutas – isto é, pontuais – do Estado foram registradas em Jaguaruana (34,7°C), Morada Nova (34°C) e Jaguaribe (33,6°C). Todos os valores foram registrados entre as 12h e as 15h de ontem. Já as menores temperaturas mínimas absolutas do Ceará aconteceram em Guaramiranga (19,4°C), Tauá (22,3°C) e Crateús (22,8°C).

No mesmo intervalo de 24 horas, Fortaleza teve mínima de 25,1°C – por volta das 7h desta sexta-feira – e máxima de 32,3°C, que foi registrada às 11h de ontem. Para o fim de semana na Capital, o comportamento das temperaturas deve ser semelhante.

Atendimento à Imprensa

Felipe Lima
Contato: (85) 3101.1099 / (85) 9 8727.1557 / (85) 9 8814.4194
E-mail:            comunicacao@funceme.br