PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Chove em mais de 120 municípios; previsão é continuidade

18 de janeiro de 2019 - 13:07 # # #

Choveu em, pelo menos, 124 municípios do Ceará no intervalo entre as 7h desta quinta (17) e as 7h desta sexta (18). O balanço, mesmo que ainda parcial, aponta que os maiores acumulados foram registrados em Itapiúna (127 mm) e Capistrano (112 mm) na Fazenda Boa Vista e 79 mm na sede.

Com as precipitações deste intervalo mais recente de 24 horas, o Estado teve seu 5º dia seguido com registros em cerca de 100 municípios do total de 184. Neste momento, a Pré-Estação, que começou em dezembro, encontra-se com desvio de 35,7% acima da média.

Em Fortaleza, o acumulado de janeiro já ultrapassou o total do esperado para o mês todo. Conforme a Funceme, a Capital tem média de 117,1 mm e já registrou 124,2 mm até esta sexta. Em dezembro, o número foi ainda maior: 189,7 mm, o que corresponde a  467% acima do normal.

Previsão

Neste momento, as chuvas estão sendo associadas à presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que continua mais próxima da costa norte do Nordeste. Para hoje e os próximos dias, as chuvas devem continuar.

Além das precipitações já registradas na manhã desta sexta, que ocorreram principalmente no leste e na faixa litorânea, durante o período da tarde e noite os acumulados irão se concentrar no Centro-Norte.

Já no sábado (19) e no próximo domingo (20), as condições seguem favoráveis e a previsão de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões.