PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Previsão indica predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte

27 de fevereiro de 2019 - 11:19 # # #

 

A previsão do tempo atualizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para hoje e esta quinta-feira (28) é de nebulosidade variável com eventos de chuva nas regiões localizadas na porção centro-norte do Estado. Nas demais áreas, os meteorologistas apontam cenário de possibilidade de precipitações.

Neste momento, por meio da análise de imagens de satélite, observam-se nuvens sobre o território do Ceará, principalmente próximo ao litoral. Elas estão associadas à atuação da da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico indutor de precipitações durante a Quadra Chuvosa. Já no sudeste da região Nordeste, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) tem posicionamento não tão favorável para chuvas, principalmente no centro-sul do Estado

Durante a manhã desta quarta, as precipitações registradas na faixa litorânea, incluindo Fortaleza, foram provocadas por conta da ZCIT. Na Capital, o maior acumulado das últimas 6 horas foi de apenas 15,2 milímetros, segundo informações da Plataforma de Coleta de Dados (PCD), localizada no bairro Aldeota.

Ventos fortes

Conforme havia sido previsto, Fortaleza estava susceptível a eventos de chuvas nesta manhã (Foto: Leandro Castro)

Conforme havia sido previsto, Fortaleza estava susceptível a eventos de chuvas nesta manhã (Foto: Leandro Castro)

As chuvas na Capital vieram acompanhadas de uma rajada de vento que chegou a 39,2 km/h. De acordo com o meteorologista da Funceme Raul Fritz, esses ventos costumam ser formados por ar um pouco mais frio do que ar junto à superfície.

“A chegada das nuvens de chuva pode ser precedida de ventos mais intensos, que tem uma duração relativamente curta, que descem das bases das nuvens de chuva até a superfície. Daí se vê essas rajadas, provenientes das nuvens, soprando à superfície com as primeiras chuvas”, explica o pesquisador.