PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Fim de semana: chuvas isoladas e nebulosidade variável em maior parte do território cearense

8 de março de 2019 - 17:33 # # # #

No sábado e no domingo, cobertura de nuvens não será constante (FOTO: Marciel Bezerra)

No sábado e no domingo, cobertura de nuvens não será constante (FOTO: Marciel Bezerra)

Após dias seguidos de chuvas em cerca de 100 municípios, o Estado terá um fim de semana com céu mais claro em maior parte do seu território. É que a previsão do tempo divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta sexta-feira (8) e atualizada neste sábado (9) indica redução das áreas propícias a precipitações assim como nos acumulados em relação ao feriadão de Carnaval.

Para este sábado (9), a Funceme prevê nebulosidade variável com chuvas isoladas (distribuição espacial reduzida) na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais regiões, há apenas possibilidade. Isto, é o céu deverá se apresentar com cobertura variada de nuvens, ou seja, a fração encoberta por nuvens será variável (não constante), e as chuvas devem chegar de 20% a 50% (metade) da área sob previsão.

Já para o domingo (10), todo o litoral do Estado seguirá com condições de precipitações e o sul ganha força devido a atuação de um Cavado de Altos Níveis (CAN), que tende a transforma-se em um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) com posição favorável ao Ceará.

Neste momento, a avaliação dos meteorologistas da Funceme é que a redução prevista se dá pela diminuição da atividade convectiva – que é a condição favorável à formação de nuvens de chuva – da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Balanço

No intervalo entre as 7h desta quinta (7) e as 7h desta sexta-feira (8), os acumulados e registros já começaram a reduzir. Balanço parcial indica precipitações em, pelo menos, 84 municípios, sendo os maiores em Paramoti (46 mm), Cascavel (41 mm) e São Gonçalo do Amarante (38 mm). Para acompanhar a atualização, basta aacessar a página www.funceme.br/calendario.

Para acompanhar as chuvas em tempo real, basta acessar o link www.funceme.br/radar ou ainda acompanhar por meio do aplicativo Funceme Tempo, disponível para Android e iOs.

Para entender a previsão

Nebulosidade refere-se à fração do céu coberta pelas nuvens quando observado de uma localização em particular. Segundo as normas meteorológicas atuais, o céu é dividido em octas (entender como um círculo que pode ser separado em 8 partes, sendo cada uma delas um octa).

De acordo com o meteorologista Raul Fritz, uma condição prevista de céu parcialmente nublado, por exemplo, para um observador à superfície, é aquela para a qual no mínimo a metade (50%, ou 4 octas) até perto de 75% (6 octas) da área do céu, sobre o observador, se encontrará nublada, e sem previsão de precipitação, no período da previsão, conforme normas usadas na meteorologia.

Na previsão indicada para este fim de semana, que é de nebulosidade variável com chuvas isoladas, significa que, para o período de validade da previsão, o céu deverá se apresentar com cobertura variada de nuvens, ou seja, a fração de céu encoberta por nuvens será variável (não constante), e com chuvas mais de 20% até 50% (metade) da área sob previsão.