PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Semana começa com cenário propício a chuvas em todas as regiões do Ceará

18 de março de 2019 - 11:49 # # #

Proximidade da Zona de Convergẽncia Intertropical (ZCIT) deverá proporcioanr chuvas em todas as regiões (FOTO: Marciel Bezerra)

Proximidade da Zona de Convergẽncia Intertropical (ZCIT) deverá proporcioanr chuvas em todas as regiões (FOTO: Marciel Bezerra)

A semana começa com cenário favorável a precipitações em todas regiões do Ceará. Conforme a previsão do tempo realizada na manhã desta segunda-feira (18), para hoje, o Estado terá céu nublado com eventos de chuva na faixa litorânea, região Jaguaribana e na Ibiapaba. Já nas demais regiões, as precipitações serão mais isoladas.

Neste momento, os meteorologistas observam, por meio de imagem de satélite, nuvens sobre o território do Ceará e também a leste da região Nordeste. Já por meio da rede de radares mantida pela Funceme é possível observar chuvas em Fortaleza, na Região Metropolitana e ainda em áreas do Maciço de Baturité.

Para esta terça-feira (19), em que o Ceará celebra do Dia de São José, a previsão é de céu nublado com eventos de chuva em todas as macrorregiões.

“Apesar do cenário propício para chuvas em todas as regiões Estado, a previsão não indica que choverá em todos os municípios. Porém, de maneira geral, chuvas expressivas devem ocorrer entre hoje e amanhã”, reforça o meteorologista da Funceme Raul Fritz.

FIQUE ESPERTO! A previsão do tempo indicada nesta manhã para hoje e os próximos dias pode sofrer alterações, assim, é importante realizar o acompanhamento das atualizações realizadas pelos meteorologistas. Para tomar conhecimento, basta acessar o site da Funceme ou ainda baixar o aplicativo Funceme Tempo.

Dia de São José

Mais do que nos outros dias do ano, é no 19 de março que os agricultores cearenses olham para o céu em busca de alguma esperança. Acredita-se que se chover no feriado, o restante da quadra chuvosa – que vai até maio – será favorável ao Estado. Pelo contrário, a escassez será instalada.

Porém, a crença sertaneja não tem fundamento científico. O que acontece é que, nesta época, o Estado, assim como o hemisfério sul, sofre a mudança de estação, isto é, sai do verão para o outono, caracterizando o equinócio, que, neste ano, será no dia 20.

“Existe a religiosidade que a gente respeita, com toda certeza. O dia 19 de março é próximo ao equinócio, que é quando o sol, na sua órbita aparente, passa a influenciar o hemisfério norte. Uma outra questão é quanto ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Se, até março, que é a metade da estação chuvosa, ela não tiver contribuído para chuvas no Nordeste, isso acaba frustrando a qualidade da quadra”, comenta a responsável pela Gerência de Estudos e Pesquisas em Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

Ao longo dos anos, essa falta de relação foi observada nos números. “O fato é que se você observar os dados passados, das chuvas no dia 19 de março, a gente ver que não existe uma relação direta entre chover bem nesse dia e ter uma boa estação chuvosa. Por exemplo, em 1974, teve registro de chuva em poucas localidades e, no entanto, a estação chuvosa foi muito boa. Em 2009, também poucos postos (meteorológicos) informaram chuva e a estação chuvosa foi muito boa. E, no sentido contrário, em 2012 e 2013, o registro de chuva no dia 19 foi muito bom, no entanto a quadra invernosa não foi muito boa”, conclui.