PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Crato, na região do Cariri, registra chuva de 120 milímetros

19 de março de 2019 - 11:00 # # #

O céu ficou encoberto em grande parte do dia (FOTO: Gilvaneide Lima)

O céu ficou encoberto em grande parte do dia (FOTO: Gilvaneide Lima)

Choveu, no intervalo entre as 7h desta segunda-feira (18) e as 7h desta terça-feira (19), em, pelo menos, 77 municípios do Ceará, conforme balanço ainda parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A maior precipitação foi registrada no Crato, na macrorregião do Cariri, com 120 milímetros. Em 16 de fevereiro deste ano, o município havia registrado o mesmo índice, sendo ambos os seus maiores observados neste ano. Ainda na região, o município de Farias Brito, com 71 milímetros teve a 3ª maior precipitação do intervalo de 24 horas.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, os maiores acumulados foram em Itaitinga (48 mm), Horizonte (33 mm), Maracanaú (28 mm) e na Capital (18,4 mm).

Previsão

A previsão do tempo atualizada na manhã desta terça-feira (19) para ao longo do Dia de São José, padroeiro do Estado, é de nebulosidade variável com eventos de chuva nos litorais Norte e de Fortaleza, na Ibiapaba e no Cariri. Nas demais regiões, ainda há cenário de possibilidade.

Neste momento, os meteorologistas da Funceme observam, por meio de análise de imagem de satélite, que há nuvens sobre o território do Ceará, havendo concentração mais significativa sobre o litoral leste associadas a áreas de instabilidade que se formaram devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Desde as primeiras horas da manhã de hoje, a rede de radares mantida pela Funceme aponta chuvas na faixa entre Icapuí e Beberibe. Tais precipitações, que já se aproximam de Fortaleza, devem chegar no início da tarde.