PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ceará tem registros de precipitações em 115 municípios, aponta balanço

27 de março de 2019 - 14:00 # #

Todas as macrorregiões foram banhadas por chuvas (FOTO: Marciel Bezerra)

Todas as macrorregiões foram banhadas por chuvas (FOTO: Marciel Bezerra)

Pelo menos 115 municípios do Ceará registraram chuvas no intervalo entre as 7h desta terça (26) e as 7h desta quarta-feira (27), segundo balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As maiores precipitações do intervalo de 24 horas foram observadas em dois postos do município de Viçosa do Ceará, que fica localizado na macrorregião da Ibiapaba: 76,2 mm (Posto Sede) e 51 mm (Posto Lambedouro).

Com as chuvas recentes, Viçosa já ultrapassou, inclusive, a média esperada para o mês de março. A normal climatológica do município é de 300,5 mm e hoje já são observados 345,1 mm, o que representa desvio positivo de 14,9%.

As “águas de março” já são melhores para o estado como um todo em relação ao mesmo período de 2018. Apesar de ainda não ter atingido a média, o observado até este dia 27 é de 197,3 mm contra 127,8 mm do ano passado.

“O mês ainda não terminou e as chuvas continuar a banhar o Ceará. O volume acumulado é bem próximo à média climatológica, que é 203,4 milímetros. As chuvas têm sido provocadas, principalmente, pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor nesta época do ano”, reforça a gerente de Estudos e Pesquisas em Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

Para esta quinta (28), a previsão é de céu nublado com chuva em todas as macrorregiões. Já para a próxima sexta-feira (29), a Funceme aponta, neste momento, nebulosidade variável com eventos de chuva também em todas as macrorregiões.

Apesar da previsão do tempo informada para hoje e os próximos dois dias, é extremamente necessário acompanhar as possíveis atualizações informadas pelos meteorologistas da Funceme. Acesse o nosso site ou ainda obtenha detalhes por meio do aplicativo ‘Funceme Tempo’.