PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Granja e Jaguaruana têm as maiores chuvas entre quinta (28) e sexta-feira (29)

29 de março de 2019 - 10:15 # #

A cobertura de nuvens será variada em todo o território do estado (FOTO: Marciel Bezerra)

A cobertura de nuvens será variada em todo o território do estado (FOTO: Marciel Bezerra)

Mais de 130 municípios do Ceará registraram chuvas no intervalo entre as 7h desta quinta (28) e as 7h desta sexta-feira (29), segundo balanço ainda parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Nas últimas 24 horas, todas as macrorregiões tiveram registros de precipitações. Entre os maiores acumulados estão Granja (95 mm), Jaguaruana (80 mm), Marco (75,2 mm), Russas (75 mm) e Moraújo (62 mm). O Calendário de Chuvas segue em atualização durante todo o dia. Para acompanhar, basta acessar o link www.funceme.br/calendario ou ainda obter informações por meio do aplicativo de mesmo nome, disponível gratuitamente para iOs e Android.

Ainda em relação ao intervalo entre as manhãs de ontem e de hoje, o Litoral de Fortaleza, que engloba a Capital e outros municípios, registrou precipitações em, pelo menos, nove municípios. Os maiores observados foram em Cascavel (38 mm) e Itaitinga (35 mm).

Com as chuvas, a temperatura mínima em muitos municípios chegou a ficar em torno dos 20ºC. Entre ontem e hoje, os menores valores absolutos foram registrados em Guaramiranga (18,5°C), Tauá (20,2°C), Barbalha (20,3°C) e Morada Nova (20,6°C). Em Fortaleza, a mínima chegou a 22,9°C.

Situação hídrica

Apesar dos números positivos em relação às chuvas, a situação hídrica do Ceará ainda é crítica. Dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 95 ainda estão com volume abaixo dos 30%. O Castanhão, maior açude de múltiplos usos do estado, está somente com 3,65% da sua capacidade total.

Previsão atualizada

A previsão do tempo atualizada na manhã de hoje indica nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as macrorregiões.