PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Previsão do tempo aponta eventos de chuva no centro-norte do Ceará até esta sexta-feira (19)

18 de abril de 2019 - 16:11 # # # # #

Em todo o feriadão, o céu terá cobertura de nuvens variada (FOTO: Dérik Ferreira)

Em todo o feriadão, o céu terá cobertura de nuvens variada (FOTO: Dérik Ferreira)

A previsão do tempo para esta quinta (18) e o feriado da Sexta-Feira Santa, que ocorre amanhã (19) é de nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte e , no sul, chuvas isoladas.

Em análise realizada na manhã de hoje, os meteorologistas observaram, por meio de imagem de satélite, que havia nuvens mais significativas sobre o litoral do Ceará. Elas estavam associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se encontra no norte do Nordeste, colaborando para a ocorrência de chuva nas macrorregiões cearenses do centro-norte do estado.

No intervalo entre as 7h desta quarta-feira (17) e as 7 desta quinta, balanço parcial indica registros de chuvas em, pelo menos, 50 municípios, sendo os maiores acumulados em Granja (50,2 mm) e Senador Sá (41 mm). os dados são preliminares e serão atualizados ao longo dos próximos dias.

Apesar da redução dos acumulados observados no início da semana, como a previsão de hoje para amanhã, a Funceme indica que a tendência é de acumulados mais expressivos ao longo do fim de semana, principalmente no centro-norte do Ceará, que apresenta perfil de umidade maior. A ZCIT também deverá continuar influenciando as chuvas no litoral nas próximas 72 horas.

Além da indicação de eventos de chuva no centro-norte e isoladas no sul do estado hoje e amanhã, para o sábado (20), neste momento, a previsão é de nebulosidade variável em todas as macrorregiões, justamente pela tendência de melhoria indicada pelos resultados de modelos numéricos.

Tanto no feriado como no fim de semana, a Funceme estará de plantão. Diante disso, novas análises serão realizadas com o intuito de realizar, se necessário, mudanças na previsão indicada na manhã desta quinta-feira.