PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Feriado terá nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte e possibilidade no sul do Ceará

1 de maio de 2019 - 09:00 # # # #

Áreas do centro-norte do Ceará aseguem mais favoráveis às chuvas (FOTO: Carlos Medeiros)

Áreas do centro-norte do Ceará seguem mais favoráveis às chuvas (FOTO: Carlos Medeiros)

O feriado de 1º de maio, que ocorre nesta quarta-feira, tem previsão de nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte. No sul, há possibilidade. As informações foram indicadas na tarde desta terça (30) e reforçadas na manhã de hoje, após nova análise das condições atmosféricas.

Conforme a previsão, o Ceará terá precipitações, ao longo do dia, principalmente na faixa litorânea e macrorregiões como Ibiapaba e Maciço do Baturité, além de parte da região Jaguaribana. No sul, onde está o Cariri, há indicativo de chuva, mas fraco em comparação com o norte.

Ao apontar eventos de chuva, a Funceme indica que as precipitações chegarão a mais de 50% das áreas. Já naquelas com possibilidade, as chuvas deverão atingir de 5% a 20% do território sobre previsão.

Para esta quinta-feira (2), a tendência é que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) fique posicionada um pouco mais acima da posição observada nos últimos dias. Com isso, os ventos tendem a confluir mais sobre o Maranhão e o Pará. Embora os modelos sigam indicando sinais de chuva entre amanhã e sexta-feira (3), os acumulados devem ser menos expressivos, de forma geral.

Diante disto, a previsão para amanhã é de nebulosidade variável com chuvas isoladas no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.

Balanço

No que se refere às chuva do intervalo entre as 7h de ontem e as 7h de hoje, já foram informados registros em, pelos menos, 100 municípios. Os maiores acumulados foram em Aracati (74 mm) e Beberibe (67 mm). Os dados são preliminares e serão atualizados posteriormente.