PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Após trégua no início da semana, Ceará volta a ter condições mais favoráveis às chuvas; veja previsão do tempo

8 de maio de 2019 - 09:00 # # #

Para os próximos dias, as áreas mais ao norte do Ceará serão mais beneficiadas (FOTO: Reprodução)

Para os próximos dias, as áreas mais ao norte do Ceará serão mais beneficiadas (FOTO: Reprodução)

Após uma trégua nos dois primeiros dias da semana, as condições atmosféricas voltam a ficar mais favoráveis às chuvas no Ceará. De acordo com a previsão do tempo atualizada na manhã desta quarta-feira (8), o dia de hoje terá céu nublado com chuvas isoladas na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais áreas, eventos de chuva.

Conforme a análise mais recente dos meteorologistas da Funceme, nuvens são observadas sobre o território do Ceará devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que voltou a ficar mais próxima da costa norte do estado, padrão que não era observado desde o fim de semana. Neste momento, o Ceará ainda apresenta condições mais úmidas, porém, há uma tendência de um perfil mais seco para as regiões sul do Ceará a partir da próxima sexta-feira (10).

“Os resultados de modelos numéricos e imagem de satélite mostram que, para hoje, o principal sistema indutor de chuvas nesta época do ano no Ceará, a ZCIT, permanecerá influenciando o cenário para precipitações. No entanto, a confluência dos alísios deve ficar na faixa litorânea do Maranhão e do Pará”, comenta Raul Fritz, meteorologista da Funceme.

Ao longo desta quarta, a cobertura de nuvens será mais constante em relação a segunda e terça-feira, principalmente nas macrorregiões do Maciço de Baturité e na Ibiapaba, além da área sobre o litoral cearense. Nestas, as chuvas serão isoladas, ou seja, deverão atingir de 20% a 50% do território.

Já nas demais, as chances das precipitações tomarem maior espaço são maiores, pois a indicação é de eventos de chuva, o que significa que as precipitações podem chegar a mais da metade da área sob previsão. Apesar da previsão de chuvas, não há indícios para acumulados mais expressivos.

Para amanhã, a Funceme prevê, neste momento, céu nublado com chuvas isoladas em todo o estado. E, para sexta, eventos de chuva no centro-norte. Nas demais áreas, nebulosidade variável.

BALANÇO DE CHUVAS

No que se refere às chuvas entre as 7h de ontem e as 7h de hoje, a rede de observadores da Funceme já informou registros em, pelo menos, 27 municípios. Os principais acumulados foram em Paracuru (26 mm), Cascavel (22 mm) e Potiretama (20 mm). Os dados são preliminares e serão atualizados ao longo do dia.