PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Litoral, Maciço e Ibiapaba têm previsão de eventos de chuva; demais áreas seguem com precipitações isoladas nesta quinta (9)

9 de maio de 2019 - 09:55 # # # #

Entre quarta e quinta-feira, as chuvas chegaram a grande parte do Ceará (FOTO: Marciel Bezerra)

Entre quarta e quinta-feira, as chuvas chegaram a grande parte do Ceará (FOTO: Marciel Bezerra)

O Ceará terá céu nublado com eventos de chuva no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba nesta quinta-feira (9), segundo previsão do tempo confirmada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Nas demais áreas, a indicação é de nebulosidade variável com chuvas isoladas.

Conforme já havia sido indicado no início desta semana, as condições atmosféricas estariam mais favoráveis entre a última terça (7) e quarta-feira (8). Na ocasião, houve registros de precipitações em mais de 30 municípios. O cenário se deu pelo retorno da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para mais próximo da costa norte do Ceará, além de uma maior umidade sobre o território do estado.

Ao longo desta quinta, a cobertura de nuvens será contínua nas macrorregiões mais ao norte do Ceará, com chuvas atingindo mais da metade da área sobre previsão. Já nas outras, o céu terá momentos mais claros e precipitações de 20% a 50% do território.

Para esta sexta-feira (10), a previsão é de eventos de chuva no centro-norte. No sul, nebulosidade variável com possibilidade de chuva, ou seja, com as áreas do sul menos favoráveis em relação às do norte do Ceará.

BALANÇO DE CHUVAS

Iracema (64 mm), Ipueiras (48,3 mm) e Ararendá (37 mm) registraram, no intervalo entre as 7h de ontem e as 7h de hoje, os maiores acumulados de chuva. Os dados são preliminares e apontam ainda um total de 93 municípios com registros de precipitações.

Depois dos primeiros dois dias deste mês de maio, foi o intervalo com maior número de registros no estado. As atualizações seguem ao longo do dia e podem ser acompanhadas por meio do link www.funceme.br/calendario