PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Fim de semana chega com predomínio de nebulosidade variável e eventos de chuvas em áreas do centro-norte do Ceará

10 de maio de 2019 - 11:01 # # # #

Condições de chuvas são mais restritas ao centro-norte do Ceará (FOTO: Marciel Bezerra)

Condições de chuvas são mais restritas ao centro-norte do Ceará (FOTO: Marciel Bezerra)

O segundo fim de semana do mês de maio chega com previsão de chuvas reduzidas. O posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de precipitações durante este período do ano, encontra-se desfavorável, pois está confluindo mais ao norte do Nordeste, junto ao Maranhão e ao Pará.

Para esta sexta-feira (10), por meio das análises realizadas na manhã de hoje, os meteorologistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) observaram uma condição de poucas chuvas para o estado em comparação com o intervalo entre quarta e ontem.

Diante disto, a previsão apontada é de nebulosidade variável com chuva isolada (precipitações de 20% a 50% da área) no Litoral do Pecém, no Litoral Norte e na Ibiapaba. No centro-sul, nebulosidade variável com possibilidade de precipitação, isto é, as chuvas deverão atingir de 5% a 20% do território indicado.

“Isso se deve, principalmente, pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está confluindo mais ao norte, junto ao Maranhão e ao Pará, o que dificulta a formação de chuvas com maior abrangência e intensidade”, aponta Raul Fritz, meteorologista da Funceme.

Já para o sábado (11), quando é esperada a chegada de um Cavado de Altos Níveis (CAN), o céu deverá ficar ainda mais claro, principalmente nas áreas mais ao sul do estado. A previsão apontada é de nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral. Na Ibiapaba e no Maciço de Baturité, chuvas isoladas. Nas demais áreas, nebulosidade variável.

No domingo (12), o cenário melhora levemente e a indicação, neste momento, é de nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral, na Ibiapaba e no Maciço de Baturité. Nas demais áreas, nebulosidade variável.. Porém, de forma geral, as precipitações deverão ficar concentradas mais no centro-norte do estado, ou seja, na macrorregião do Cariri, por exemplo, a tendência é de apenas possibilidade.

Neste três dias, além da redução das chuvas, as variáveis meteorológicas não indicam chegada de chuvas expressivas, apenas entre fraca e moderada.

Apesar do cenário indicado na manhã desta sexta, a Funceme realizará novas análises na tarde de hoje e ainda nas manhãs dos próximos dias para verificar possíveis mudanças nas condições de tempo. Para acompanhar, basta acessar o site da Funceme e acessar a seção “Previsão de Tempo”.