Municípios da Ibiapaba e Litoral Norte têm maiores chuvas do Ceará em 24 horas

14 de maio de 2019 # # #

Municípios localizados nas macrorregiões da Ibiapaba e do Litoral Norte registraram as maiores chuvas do Ceará no intervalo entre as 7h desta segunda (13) e as 7h desta terça-feira (14), conforme balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O maior registro de ontem para hoje foi em Sobral, no Litoral Norte, com 56,6 mm. Em Ubajara, na localizado em Ibiapaba, o maior registro foi de 47 milímetros. Este foi o maior acumulado observado neste mês de maio neste município. Outro acumulado mais expressivo no recente intervalo de 24 horas foi em Granja, localizado no Litoral Norte. Lá, o registro foi de 38,4 mm.

Historicamente, maio é o mês menos chuvoso da quadra no Ceará. Este é, oficialmente, o último período da estação de precipitações do estado. Ele possui normal climatológica de apenas 90,6 mm e, atualmente, encontra-se com 32 mm.

No balanço parcial da quadra chuvosa, o Ceará apresenta precipitações dentro da média, com observado de 631 mm. A categoria em torno da normal vai de 505,6 a 695.8 mm.