Sem expectativa de chuva, semana começa com poucas nuvens em todas as macrorregiões do Ceará

3 de junho de 2019 # # #

Ceará entra em um período de chuvas mais escassas (FOTO: Jeremy Bishop)

Ceará entra em um período de chuvas mais escassas (FOTO: Jeremy Bishop)

O fim da estação chuvosa no Ceará traz consigo a predominância de céu mais claro em praticamente todas as macrorregiões neste início de semana. Na previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta segunda-feira (3), a indicação é de céu com poucas nuvens nos próximos dias.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas entre fevereiro e maio, encontra-se afastada da costa norte do Nordeste, conforme padrão observado nas últimas semanas do mês passado, o que acarreta em cenário desfavorável às precipitações.

Neste momento, os meteorologistas da Funceme observam, por meio da análise de imagem de satélite gerada nesta segunda, a presença de áreas de instabilidade sobre o oceano Atlântico, porém, sem expectativa para formação de chuvas sobre o Ceará.

No intervalo entre as 7h deste domingo (2) e as 7h de hoje, o balanço parcial de chuvas indica registros em somente três municípios: Acaraú, Cruz e Camocim, com acumulados entre 2 e 10 milímetros.

A normal climatológica do mês de junho para o estado do Ceará como um todo é de apenas 37,5 mm.