Cariri concentra maiores chuvas do Ceará em 24 horas; veja previsão para quarta-feira

18 de junho de 2019 # # #

Cariri teve chuva em todos os municípios (FOTO: Marciel Bezerra)

Cariri teve chuva em todos os municípios (FOTO: Marciel Bezerra)

A macrorregião do Cariri, localizada no extremo sul do Ceará, concentrou, no intervalo entre as 7h desta segunda (18) e as 7h desta terça-feira (19), as maiores chuvas do Ceará. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

No intervalo de 24 horas citados, os maiores acumulados informados até esta manhã foram em Porteiras (Posto Sítio Saco – 106 mm), Crato (Posto Lameiro – 75 mm) e Missão Velha (Posto Jamacaru – 75 mm).

Neste mês, o Cariri ainda não tinha recebido precipitações tão expressivas. Os dados são preliminares e ainda serão atualizados o longo do dia, mas já apontam que todos os municípios da macrorregião registraram chuvas. No total do estado, o balanço indica registros em mais de 70 municípios.

Além do Cariri, o Ceará também teve chuvas importantes na região Jaguaribana e também no Sertão Central e Inhamuns. As informações coincidem com a previsão indicada pela Funceme ontem, quando apontou cenário favorável para chuvas na porção centro-sul do estado.

Próximos dias

Para esta terça, as precipitações devem diminuir em relação à área de abrangência. A previsão atualizada na tarde de hoje indica nebulosidade variável com chuvas isoladas (precipitações de 20% a 50% da área) na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e no centro-sul. Nas demais regiões, apenas cobertura de nuvens variada.

Já para a próxima quarta-feira (20) possibilidade de chuva na faixa litorânea. Nas demais regiões, nebulosidade variável.