PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

São Gonçalo do Amarante registra maiores chuvas do Ceará em junho

1 de julho de 2019 - 09:51 # # #

São Gonçalo do Amarante, no Litoral do Pecém, registrou as maiores chuvas do Ceará no mês de junho. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Naquele município, os principais acumulados do último mês foram nos postos pluviométricos Croatá e Sede, com, respectivamente 114 e 109 milímetros. Logo após os registros de São Gonçalo do Amarante vêm Porteiras (106 mm), Itapajé (101 mm) e Fortaleza (96,8 mm).

Os principais observados de junho, incluindo os maiores do período, aconteceram entre os dias 12 e 18, isto devido à atuação de Distúrbios Ondulatórios de Leste, também conhecido por Ondas de Leste, que é um sistema indutor de chuvas que ocorre comumente na época da Pré-Estação. Tal sistema é responsável por precipitações mais expressivas nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba neste período do ano.

Balanço

Conforme balanço parcial da Funceme, o mês de junho fechou com chuvas 16,2% abaixo da média, que é de 37,5 mm, ou seja, o observado foi de apenas 31,4 milímetros.

Apesar da redução das precipitações já esperada em relação em relação aos meses da Estação Chuvosa – fevereiro a maio -, a necessidade do uso consciente da água segue sendo necessário.

Neste momento, dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), 74 estão com volume abaixo dos 30%. Além disto, reservatórios como o Castelão apresenta apenas 5,33% da sua capacidade total.