PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Chuvas de Pós-Estação são melhores do que em 2018

1 de agosto de 2019 - 08:43 # # # #

As chuvas de Pós-Estação no Ceará ficaram 7,4% abaixo da normal climatológica, conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Apesar do desvio negativo, a média observada, que foi de 49 mm – é maior do que a do mesmo período de 2018, quando o estado apresentou 24,4 mm.

Durante os meses de junho e julho, as precipitações foram provocadas por sistemas comuns deste período como os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL) e ainda áreas de instabilidade que se formaram próximo dos estados vizinhos ao Ceará.

Apesar do acumulado maior do que o do ano passado, as chuvas de Pós-Estação são comumente mais escassas em relação ao período da quadra chuvosa – fevereiro a maio -, que possui normal de 600,7 mm. Além disto, segundo a Funceme, a média de precipitações do última bimestre representa apenas cerca 6% do total esperado para o ano todo.

Atenção

As chuvas registradas em junho e julho deste ano também não colaboraram para aporte significativo dos açudes, principalmente porque, além de apresentarem acumulados pouco intensas, ficaram mais restritas ao norte do Ceará. Neste momento, dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 76 estão com volume abaixo dos 30%.

“A expectativa é que as chuvas continuem reduzindo até, pelo menos, o mês de novembro. Isto é uma característica climática do segundo semestre no Ceará. Para este período são esperados ainda registros de baixa umidade relativa do ar, isto é, tempo mais seco, principalmente no interior do estado”, comenta o meteorologista David Ferran.