PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ventos fortes: Ceará tem 3 municípios entre os 10 do Brasil com maiores médias em outubro

1 de outubro de 2019 - 11:51 # #

Bons ventos atraem praticantes de esportes náuticos para o Ceará (FOTO: Tim Mossholder/Unsplash)

Bons ventos atraem praticantes de esportes náuticos para o Ceará (FOTO: Tim Mossholder/Unsplash)

Com média pluviométrica de apenas 3,9 milímetros, outubro é um dos meses que menos chove no Ceará, porém, entre as características climáticas desta época, está a variação da velocidade dos ventos, tornando-os mais fortes e mais constantes.

Na lista os municípios do estado monitorados pela Funceme e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o que tem maior média é Acaraú, localizado no Litoral Norte. Com 19,8 km/h, fica atrás somente de Porto das Pedras (AL) e Parnaíba (PI) que têm médias de 20,8 km/h e 20,1 km/h, respectivamente.

Como porta de entrada de turistas estrangeiros do Nordeste, o Ceará vem se consolidando como um dos principais destinos do Brasil para os esportes náuticos justamente pelos bons ventos. 

Segundo o meteorologista da Funceme David Ferran, estas condições privilegiadas estão relacionadas ao clima e localização geográfica. “Estamos na região dos ventos alísios, que têm a característica de serem bastante constantes, tanto na frequência, como na intensidade. As rajadas variam entre 27,7 e 46 km/h. Outras regiões como Havaí e Caribe também são atingidas por esses ventos, mas nós temos também a vantagem de termos praias longas e pouco frequentadas, além de não termos ocorrência de ataques de tubarão”, afirma.