PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Presidente da Funceme será empossado membro honorário da Academia Cearense de Engenharia

14 de outubro de 2019 - 12:15

Eduardo Sávio preppara novas reuniões com instituições europeias ainda este ano (FOTO: Juliana Lima)

Eduardo Sávio está há 13 anos como presidente da Funceme (FOTO: Juliana Lima)

O presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins, será empossado, no próximo dia 24, membro honorário da Academia Cearense de Engenharia (ACE). O evento acontecerá na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC)

A ACE tem como missão de contribuir para que a sociedade em geral seja servida de maneira competente, ética e inovadora pelos engenheiros e segundo critérios de sustentabilidade. Ela atua como sociedade técnico-científico-cultural, de forma honorífica.

Formado em Engenharia Civil pela UFC, Eduardo Sávio possui Mestrado em Recursos Hídricos pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Doutorado pela Universidade Cornell, dos Estados Unidos.

Professor adjunto da UFC e professor colaborador na Pós-Graduação em Clima e Energia da Universidade Estadual do Ceará, atua como presidente da Funceme desde julho de 2006. Durante sua carreira, tem concentrado-se no uso de informações sobre o clima na alocação de água e seu planejamento, com foco em questões relacionadas à seca como a sua caracterização, monitoramento e previsão, criação de sistemas de alerta rápido, entre outros.

Eduardo tem publicado artigos em periódicos especializados, em anais de eventos no Brasil e fora dele. Tem autoria de livros e capítulos em obras. Orientou dissertações de Mestrado e Doutorado nas áreas de Engenharia Sanitária, Meteorologia, Engenharia Agrícola e Agronomia. Em 2003 recebeu o prêmio Jovem Cientista, na categoria Orientador, ano em que começou a atuar como editor do Journal Water Resources Research, ficando até 2013.

Em suas atividades profissionais, o atual presidente da Funceme tem interagido com colaboradores do País e do exterior, incluindo co-autorias de trabalhos científicos.